Como conseguir tráfego para a tua loja online

by cesare

Um negócio online sem tráfego estável não vai ter sucesso.

Precisas de um fluxo crescente de clientes novos e regressados ao teu website para converteres e teres lucro.

Afinal, quanto mais pessoas visitarem a tua loja online, mais produtos irás acabar por vender.

Em resumo, o tráfego do website é o que impulsiona um negócio e o faz crescer.

No entanto, aumentar o tráfego de forma eficaz vai levar tempo e esforço.

Descobre as melhores formas de atrair clientes para o website e usa consistentemente esses métodos para ver resultados.

Para além disso, tens de atrair a audiência certa. Não faz sentido ter um fluxo massivo de tráfego que não se vai converter em vendas.

Tendo todos estes aspectos em consideração, criámos este guia para te ajudar a começar.

Aqui estão nove métodos que cobrem dicas e truques sobre como conduzir o tráfego para a tua loja online e assegurar que este se converte em lucro.

Antes de olharmos para as plataformas de redes sociais, há três sugestões a ter em conta quando se trata de marketing em redes sociais:

Compreende como o teu público-alvo interage. Pesquisa que tipo de conteúdo motiva o maior envolvimento, qual é a melhor altura para publicar actualizações, e que dispositivos o teu público-alvo utiliza.

Por exemplo, 52% dos profissionais de marketing afirmaram que os vídeos do Facebook são mais eficazes na condução de tráfego do que outros tipos de ajuda visual.

E mais, quase 94% dos utilizadores acedem à mesma plataforma apenas através do telemóvel.

Não promovas directamente o teu negócio. Em vez disso, concentra-te em criar bons conteúdos que o teu público irá apreciar.

Apenas menciona os produtos e serviços quando for o momento apropriado para um “upsell”.

Desta forma, não te tornas demasiado agressivo, e a interacção com os teus potenciais clientes será muito mais orgânica.

Mostra um interesse genuíno pelo teu público. Faz perguntas, realiza inquéritos, sondagens, e geralmente interage com os teus seguidores.

Ao fazeres isso irás dar-te mais informações sobre o teu mercado alvo e ajudar a construir a credibilidade e a confiança da tua marca.

Agora que sabes mais sobre como comercializar o teu negócio nas redes sociais, vamos olhar para as quatro principais redes sociais – Instagram, Pinterest, Facebook e Twitter.

Instagram


O Instagram oferece um tipo de serviço que é perfeito para uma loja online – Instagram Business. Foi concebido para ajudar as empresas online a alcançar um público mais vasto e a comercializar os seus produtos em simultâneo.

A conta Instagram Business vem com a funcionalidade Lojas que te permite mostrar os produtos com links para a página de checkout.

Marca os produtos nos posts para uma forma fácil e conveniente de conduzir o tráfego para a loja online.

Outra grande funcionalidade que a Instagram oferece são as Histórias. Permite-te publicar fotos e vídeos que expiram após 24 horas. Utiliza-a para anunciar ofertas diárias, semanais ou mensais e anexar links para conduzir os utilizadores às páginas de destino apropriadas.

O potencial para aumentar o teu tráfego de eCommerce aqui é significativo, pois quase 83% dos utilizadores da Instagram admitem utilizar a plataforma para explorar e descobrir novos produtos.

A principal população da Instagram são adultos com idades compreendidas entre os 25-34 anos. Se isso corresponder ao teu mercado alvo, cria uma conta Instagram Business e começa a comercializar a tua loja online.

Pinterest

O Pinterest é um lugar para partilhar vários hobbies, interesses, receitas, métodos de bricolage e muito mais. Mais de 450 milhões de utilizadores activos usam a plataforma regularmente para pesquisar novos produtos ou encontrar inspiração.

O Pinterest Business pode ligar a tua loja online à tua conta Pinterest. Categoriza os produtos em Placas e cria Pins Ricos que mostram a informação sobre os produtos directamente do website.

Tira partido destas características e usa-as para conduzir o tráfego para a tua loja. Utiliza imagens visualmente apelativas, escreve títulos apropriados e inclui hashtags relacionados para atrair o teu mercado alvo.

Convence ainda mais utilizadores a visitarem a tua loja online, inscrevendo-te no Programa Pinterest Verified Merchant – irá assegurar aos visitantes que és um vendedor de confiança.

Facebook


O Facebook é uma das plataformas de social media mais populares utilizadas como ferramenta de marketing.

Não só é a plataforma de social media mais popular, como também vem equipada com extensas ferramentas de marketing para gerir e promover o teu negócio.

Utiliza as Páginas do Facebook para criar um perfil oficial da tua marca. Isto pode ajudar a aumentar o envolvimento dos utilizadores e alcançar uma audiência mais vasta de potenciais clientes.

Podes transformar a Página do Facebook numa Página de Negócios do Facebook e desbloquear uma colecção de ferramentas de marketing para conduzir o tráfego.

Preenche a informação sobre o negócio, liga-a ao teu site e mostra produtos na Loja Facebook que se liga directamente à página de checkout.

Inclui informação adicional sobre o teu negócio e inscreve-te no Gestor de Negócios do Facebook. Com esta ferramenta de marketing, lança publicidade paga e campanhas de marketing, promovendo o teu negócio de forma mais eficaz.

Twitter


O principal objectivo do Twitter é ligar as pessoas e deixá-las partilhar os seus pensamentos sob a forma de uma pequena mensagem.

Quando se trata de usar o Twitter para Negócios, as marcas podem criar perfis para construir um seguimento e conectar-se com o seu público alvo.

A publicidade paga é também uma opção para uma maior visibilidade.

À medida que mais pessoas começam a seguir a tua conta no Twitter, maior é o tráfego que podes direccionar para o website.

Certifica-te que utilizas o Twitter Analytics quando usares o Twitter para o teu negócio.

Isto irá proporcionar uma melhor compreensão do desempenho dos teus tweets e fornecer mais informação sobre a demografia da tua audiência.

Marketing Influenciador


Influenciadores são pessoas que têm um sólido seguimento social e são normalmente consideradas como especialistas nos seus respectivos mercados.

O Influencer Marketing é um tipo de marketing de redes sociais que utiliza as menções de produtos promocionais dos influenciadores para conduzir o tráfego para uma loja online.

O Influencer Marketing é estimado em $13.8 biliões em 2021.

Ter os teus produtos promovidos por influenciadores pode ser muito benéfico porque eles geralmente têm uma grande quantidade de confiança com os seus seguidores.

Ou seja, o que quer que um influenciador promova como um grande produto tem uma hipótese de se tornar a próxima grande tendência.

Quando procuras influenciadores interessados em promover os teus produtos, presta muita atenção ao que é o seu nicho de mercado em primeiro lugar.

Certifica-te de que os seus seguidores correspondem ao teu público-alvo para aumentar as hipóteses de eles se tornarem os teus novos clientes.

Corre campanhas de anúncios nas redes sociais


A publicidade nas redes sociais é eficaz porque se dirige a grupos de pessoas com interesses específicos. Personaliza os anúncios em detalhe para corresponder à tua demografia, aumentando as hipóteses de conversão do utilizador.

O Facebook Ads Manager é uma das melhores ferramentas para o marketing nas redes sociais, uma vez que te permite criar anúncios que correm tanto no Facebook como no Instagram.

Também podes personalizar quem consegue ver os anúncios e monitorizar o seu desempenho.

Como exemplo, vamos mostrar-te como gerir os anúncios no Instagram. No entanto, antes de começarmos, certifica-te de que tens uma Conta Comercial no Facebook pronta.

Liga a Conta Instagram à Página de Negócios do Facebook

Aqui está como ligar a conta Instagram Business à página de Negócios do Facebook:

Na tua página de Negócios do Facebook, vai para o menu lateral à esquerda e clica em Definições.


Na nova página, vai para o menu do lado esquerdo e clica em Instagram.


Introduz o nome de utilizador e a palavra-passe da tua conta Instagram.

Clica em Next, e guarda as alterações. A tua conta Instagram Business está agora ligada ao Facebook Ads Manager.

Criar um anúncio Instagram

Aqui está como criar um anúncio Instagram através da página de Negócios no Facebook:

Vai para o menu lateral principal à esquerda. Clica em Ad Center -> Criar Ad.


Escolhe o tipo de objectivo que queres alcançar com o anúncio Instagram e clica nele.
Personaliza o aspecto do anúncio no Ad Creative.

Adiciona uma imagem, descrição, manchete, e texto de chamada para acção.


Identifica o teu público-alvo, reduzindo as pessoas que serão expostas aos teus anúncios, aumentando a taxa de conversão como resultado disso.


Escolhe o teu orçamento e duração das definições de duração do anúncio com 2$ como orçamento diário.


Define um Orçamento Diário que mostre a quantidade máxima de dinheiro que queres gastar por dia ou determina um Orçamento Vitalício que irá colocar anúncios de acordo com uma única quantidade de dinheiro definida.

Determina o tempo que o anúncio irá durar.

Ou fazes anúncios indefinidamente ou em momentos específicos do dia. Existem também opções de optimização e estratégia de lances que podem ajudar a analisar como o dinheiro vai ser gasto.

A escala de alcance diária estimada à direita mostra quantas pessoas podes esperar alcançar por dia com os teus anúncios.

Selecciona a colocação do anúncio e o método de pagamento: Facebook, Messenger, Instagram
Escolhe se os anúncios podem ser vistos exclusivamente nas tuas histórias, feed, ou mesmo em ambas.

NOTA: Tem em conta que os anúncios Instagram só podem ser vistos a partir da aplicação móvel.

Criar Conteúdo de Qualidade

Promover um website, loja online, ou perfil de marca nas redes sociais é infrutífero se não houver conteúdo de qualidade nelas.

Além disso, publicar regularmente conteúdo de qualidade no teu blogue pode aumentar o ranking do motor de busca de um site e atrair mais tráfego orgânico.

Aqui estão algumas dicas para te ajudar a teres boas ideias de conteúdo.

Concentra-te nos Interesses do Público


A melhor maneira de cativar a atenção dos leitores é oferecendo conteúdos que lhes interessam.

Quando houver informação suficiente sobre o que o mercado alvo possa estar interessado, é altura de pensar nos tópicos relacionados.

O Ubersuggest pode ser usado para gerar boas ideias de conteúdo para um blog. Tal como AnswerThePublic, basta escrever uma palavra-chave na barra de pesquisa e clicar no botão Ideias de Conteúdo.

Aparecerá uma lista dos artigos mais populares nessa categoria, juntamente com uma medida de quão bem eles tendem a converter os utilizadores nas redes sociais.


Criar Conteúdo Específico para Mídias Sociais


Diferentes plataformas podem requerer diferentes tipos de conteúdo. Por outras palavras, algo que funcione no Instagram pode não ser tão eficaz no Facebook.

Ao fazeres marketing no Instagram, uma das melhores tácticas é emparelhar fotos de alta resolução dos teus produtos com hashtags relevantes, uma vez que isso ajudará a atingir uma audiência mais vasta.

Usar imagens de qualidade enviadas pelos clientes é também uma boa ideia, pois ajuda a construir a confiança dos clientes.

Carrega também diferentes formatos de conteúdo. Publica vídeos que demonstrem o produto em acção e carrega divertidos GIFs para o manteres cativante.

No entanto, o Facebook não é só conteúdo visual. O conteúdo escrito deve ser priorizado ao publicar na plataforma, mas também deve ser emparelhado com um ou dois visuais para captar a atenção.

Publica anúncios de lançamento de produtos para manter o público actualizado com os produtos mais recentes. Escreve mensagens no blog da empresa e partilha-as no Facebook para atrair mais leitores.

Optimiza o site de eCommerce


A optimização para motores de busca é uma prática que faz com que um website tenha uma posição mais alta nas páginas de resultados dos motores de busca. Envolve diferentes aspectos do website, conteúdo incluído.

Uma das práticas de SEO mais conhecidas é a utilização de palavras-chave específicas.

Procura que tipo de palavras-chave são mais bem colocadas na tua indústria, usando ferramentas como o Google Analytics e usa-as no teu texto.

As palavras-chave também devem ser naturalmente colocadas em elementos de conteúdo como a meta descrição, páginas de produtos, e cabeçalhos.

No entanto, palavras-chave por si só não são suficientes para aumentar substancialmente a classificação de uma loja online no motor de busca.

Outros aspectos como a velocidade do site, texto alterado em imagens e conteúdo de boa qualidade são também cruciais para SEO.

Aqui está o que procurar ao optimizar um site para motores de busca:

  • Velocidade do site. O tempo que as páginas web demoram a carregar. Este é um factor de classificação importante para o Google, pois determina quanto tempo os visitantes têm de esperar para usar um site.
  • Meta tags. A primeira coisa que as pessoas vêem nos motores de busca. Adiciona meta tags que sejam cativantes e não tenham mais de 60 caracteres.
  • Meta descrição. Um resumo do conteúdo que é exibido nos motores de busca, logo abaixo do título da meta tag. O seu objectivo é convencer as pessoas de que um website tem as respostas que procuram.
  • Ligação a uma página interna. A interligação ajuda os utilizadores a encontrar informação relacionada e aumenta o ranking das páginas a que estás a ligar.
  • Alt texto para imagens. Em resumo, descreve imagens em palavras e é especialmente útil para os motores de busca. O texto alt também é apresentado no caso das imagens não serem carregadas.

Lança uma Lista de Subscritores de Email Marketing


Construir uma lista de endereços de email que consiste em clientes existentes e potenciais é uma forma útil de conduzir o tráfego para uma loja online.

Envia e-mails sobre as tuas últimas ofertas, produtos, ou notícias que levam os clientes de volta ao teu website de eCommerce.

O direccionamento também é mais fácil com os emails.

Por exemplo, se vais lançar um produto numa cidade ou país específico, podes facilmente anunciá-lo aos clientes mais relevantes através de uma notificação por e-mail.

O primeiro passo para criar uma lista de emails é escolher um fornecedor de serviços de email de confiança – um serviço que pode lidar com um grande número de emails enviados de uma só vez.

De seguida, integra e coloca o formulário de inscrição para que os clientes possam introduzir o seu endereço de email.

Recomendamos que o coloques no cabeçalho do website, em posts do blog, ou na barra lateral, pois estes são considerados alguns dos locais com as taxas de conversão mais altas.

Finalmente, não te esqueças de interagir frequentemente com os teus subscritores. Envia actualizações regulares sobre a loja online.

Não tem de ser promoções de produtos – simplesmente envia mensagens relevantes no blog ou pede para dar feedback.

Cria mais Buzz com Giveaways


Gerar buzz é importante porque pode ajudar uma marca a tornar-se mais visível e memorável, aumentando o tráfego do website.

Uma das melhores formas de gerar buzz é criar excitantes ofertas quando estás prestes a lançar um novo produto.

Antes de lançares um novo produto, a execução de brindes irá assegurar que os teus posts de brindes sejam partilhados nas redes sociais e espalhados através do boca-a-boca.

Isto irá aumentar o conhecimento da marca, e mais especificamente, o lançamento do teu produto.

Cria brindes usando uma ferramenta como o Gleam.io, que ajuda a promover negócios através da realização de campanhas.

É uma óptima plataforma de brindes, pois vem com muitas ideias divertidas para possíveis brindes.

Além disso, podes criar um novo concurso a partir do zero:

  • Dá um nome ao concurso e determina quando este deve começar e terminar.
  • Escolhe se os utilizadores devem usar as suas redes sociais ou a sua conta no website para confirmar a sua identidade. Ou simplesmente fornecer um formulário para preencher.
  • Selecciona as condições para os utilizadores entrarem no concurso. Isto pode ser qualquer coisa, desde pedir-lhes para gostarem e partilharem o post até terem uma foto com a tua tag ao lado.
  • Publica a oferta para a plataforma escolhida.
  • Podes também contactar influenciadores e outras pessoas da indústria para ajudar a promover o teu brindes.

Usa os Programas de Recomendação para Conduzir o Tráfego para o Site


Um programa de referência é a melhor forma de encorajar outras pessoas a conduzir tráfego para o teu website.

Funciona fazendo um acordo com outros websites, oferecendo-lhes algo em troca de direccionar visitantes para o teu website.

Criar um programa de referência é também uma das melhores formas de promover um produto para uma audiência mais vasta e trazer novos clientes.

Aqui estão os passos para começar com um programa de referência:

  • Determina o objectivo do programa de recomendações. Decide se queres conduzir mais tráfego, criar consciência de marca ou aumentar as vendas de um produto específico. Fazê-lo irá ajudar-te a manter o sucesso do programa de referências.
  • Faz uma lista das pessoas com maior probabilidade de promover o produto. Esta lista pode incluir clientes actuais, influenciadores e até líderes da indústria.
  • Procura o timing perfeito para lançar o programa de recomendações. Pensa na data e hora que será mais apropriada.
  • Cria recursos para notificar os clientes. Cria anúncios Instagram e Facebook, envia newsletters por email, e usa outros meios para informar os clientes sobre a nova colaboração.
  • Acompanha o progresso do programa de recomendações. Mantém um olho em quem foi referido e quando e se essas referências foram convertidas em clientes pagantes.

Alavancar os Dados de Análise da Web


Vamos explicar brevemente como usar o Google Analytics para localizar e analisar as partes do teu website que já estão a atrair muito tráfego, aprendendo para onde dirigir o teu foco.

O Google Analytics rastreia muitos aspectos do website, incluindo o conteúdo da loja online.

Examina quais as páginas e qual o conteúdo do website que recebe mais atenção, dando uma visão do que envolve e converte os clientes e o que não o faz.

Há vários elementos do website que o Google Analytics rastreia quando se trata de conteúdo.

Todas as páginas. Mostra como cada página pode ser produtiva e rastreia visualizações de páginas (número de vezes que uma página é carregada), visualizações de páginas únicas (primeiras visitas), e tempo médio gasto por página.
Pesquisa de conteúdo. Permite visualizar quais as secções do website que são mais importantes.
Páginas de Aterragem. Mostra quanto tempo os visitantes permanecem no website e que páginas de aterragem são mais interessantes do que outras.


Conclusão

Para garantir o sucesso de um negócio, é crucial saber como conduzir o tráfego para a tua loja online.

Em primeiro lugar, o envolvimento nas redes sociais para conduzir o tráfego para a loja online é essencial.

Compreender como a audiência interage e mostrar que estás genuinamente interessado na audiência são as formas mais eficazes de o fazer.

Uma vez isso feito, faz campanhas de publicidade nas redes sociais com o Facebook Ads Manager, que também podem ser configuradas para a Instagram.

Faz uso de marketing influente para ajudar a promover um negócio online. Os Influenciadores são normalmente considerados como especialistas dentro do seu nicho e têm um forte seguidor.

Construir uma lista de emails e lançar brindes também pode ajudar a aumentar o tráfego para a loja online. O e-mail marketing pode ajudar a construir a consciência da marca e criar mais buzz em torno dos produtos.

Finalmente, usa o Google Analytics para localizar e analisar quais as partes da loja online que já se estão a sair bem com o tráfego e fazer com que mais conteúdo desse tipo avance.

Esperamos que este artigo tenha dado algumas ideias novas e te tenha inspirado a experimentar novas tácticas de marketing. Boa sorte!

Leave a Comment